No mês em que completou 84 anos, o veleiro Santa Maria Manuela regressou à Navalria para trabalhos de reparação. Foi feita a substituição integral do convés por Teka da Birmânia, substituição do trincaniz à volta do navio, trabalhos em doca-seca, serviços de classe, reparação de alojamentos, entre outros trabalhos.
A Navalria foi responsável pela reabilitação do navio Museu Santo André, com destaque para os portões, as áreas de alojamento, o parque do guincho de pesca, a casa das máquinas, a balaustrada exterior, o convés, os mastros e a ponte, para além da pintura total, docagem e alagem e a renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio.
É adjudicada à Navalria a construção de dois barcos Rabelos destinados à área do turismo no rio Douro. Esta adjudicação destina-se à construção e entrega chave na mão das embarcações que vão dedicar-se às viagens turísticas junto à Foz do Douro. A Navalria procura captar novos clientes fora da região e dos segmentos mais tradicionais, sendo o seu foco os armadores no norte de Espanha, rebocadores e navios turísticos.
A Navalria tem um papel complementar ao estaleiro da West Sea, em Viana do Castelo e às unidades industriais do grupo Martifer. Aqui reside a sua importância estratégica, mantendo o seu core business na reparação naval de embarcações de pequena e média dimensão.
Na área da construção, a Navalria constrói uma embarcação diferente - um restaurante flutuante para a Ria de Aveiro. Na área da reparação naval, salientamos o histórico navio-museu Santo André que entrou no estaleiro para trabalhos de manutenção e pintura.
Reparação do Delphine - com 93 anos é um dos iates de luxo mais bonitos da história mundial, construído para a Família Ford, serviu a Marinha Americana sendo o lugar de inúmeras reuniões durante a Segunda Guerra Mundial.
Os navios AmaVida e Queen Isabel são entregues em fevereiro, e batizados em março. As atrizes Sharon Stone e Andie MacDowell são madrinhas, respetivamente, do AmaVida e do Queen Isabel.
Após a conclusão do Douro Spirit, em março, a Douro Azul encomenda mais dois navios hotel à Navalria, Queen Isabel e Amavida. No último trimestre do ano, o operador de cruzeiros adjudica outros dois navios ao estaleiro, Viking Douro II e Viking Porto, que serão concluídos até 2014.
A empresa conquista o seu primeiro projeto de construção de um navio hotel para a Douro Azul – Douro Spirit – um navio inovador, energeticamente eficiente e com um design atrativo, uma forte aposta no luxo, construído em menos de um ano.
A Martifer adquiriu a totalidade do capital da Navalria, dando seguimento à sua estratégia de diversificação de atividades ligadas à construção em aço.
A Navalria conquistou, através de concurso público, o seu primeiro projeto de construção naval: dois ferries para a Transtejo (Lisbonense e Almadense).
Iniciou-se um processo de modernização dos estaleiros, que incluiu a recuperação e requalificação de infraestruturas já existentes, construção de uma nave fabril e aquisição de equipamentos.
Com os desinvestimentos sucessivos na área do mar e das pescas, a atividade de construção de embarcações foi diminuindo. A empresa ultrapassa este período dedicando-se exclusivamente à reparação de embarcações.
Tirando partido da enorme expansão da indústria pesqueira no país, que levou a investimentos na renovação de frotas por parte dos armadores de pesca, a Navalria associou-se aos estaleiros navais de São Jacinto e, desta forma, passou a contar com uma maior capacidade de construção de embarcações em aço.
Fundação da Navalria, um estaleiro vocacionado para a reparação naval. Localizada em Aveiro, a Navalria veio dar resposta às necessidades de reparação e manutenção dos navios pesqueiros da região, nomeadamente da pesca do bacalhau.
Construção de Navio hotel
Construção de Navio hotel
Construção de Navio hotel
Reparação de navio rebocador
Reparação de cargueiro.
Construção de ferry catamaran
Reparação de navio bacalhoeiro